Receitas de pães caseiros: 5 opções fáceis para fazer

Receitas de pães caseiros ganham cada vez mais adeptos graças à simplicidade dos processos e ao prazer de ver a massa crescer. A chef e consultora gastronômica Karla Prates destaca que a paciência durante a fermentação é o segredo para um resultado perfeito. Com curiosidade e alguns ingredientes básicos, qualquer pessoa pode colocar a mão na massa.
Nesta seleção, Prates compartilha cinco preparos que dispensam técnicas avançadas e garantem pães fresquinhos em casa, todos testados para facilitar o dia a dia.
Receitas de pães caseiros: 5 opções fáceis para fazer
Pão rústico sem sova – Misture 3 xícaras de farinha de trigo, 1 ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de fermento biológico seco e 1 ½ xícara de água morna. Cubra e deixe fermentar por até 18 h. Modele, descanse por 30 min e asse a 230 °C por cerca de 40 min em panela tampada. O resultado é uma casca crocante com miolo leve.
Pão branco rápido – Combine 1 xícara de leite morno, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de fermento biológico seco; aguarde 10 min. Some 3 xícaras de farinha, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Após crescer por 1 h, modele, pincele com leite e asse a 180 °C por 30 min para obter um pão macio, ideal para o café da manhã.
Pão de queijo mineiro – Ferva 1 xícara de leite com ½ xícara de óleo; despeje sobre 2 xícaras de polvilho azedo. Adicione 1 ovo, 1 xícara de queijo Minas meia-cura ralado e sal. Modele bolinhas e asse a 200 °C por 25 min para um clássico irresistível.
Pão integral com mel – Dissolva 10 g de fermento biológico seco em 1 ½ xícara de água morna com 2 colheres de sopa de mel. Junte 2 xícaras de farinha integral, 1 xícara de farinha branca, 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de sal. Após 40 min de crescimento em forma untada, asse a 180 °C por 35 min. Rico em fibras, é perfeito para torradas.
Pão de banana e aveia – Misture 2 bananas maduras amassadas, 1 xícara de aveia em flocos, 1 colher de sopa de mel (ou açúcar mascavo), 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de chá de canela e uma pitada de sal. Coloque em forma pequena untada e asse a 180 °C por 30 min. Sem fermento, fica úmido e leve, excelente para o lanche da tarde.
Segundo a Enciclopédia Wikipédia, a panificação acompanha a humanidade há milênios e evolui conforme ingredientes locais e técnicas se popularizam. Ainda assim, o processo artesanal continua valorizado por seu caráter afetivo e pelo controle sobre aditivos.
Experimente uma dessas receitas hoje mesmo e descubra como pequenos ajustes de tempo e temperatura fazem toda a diferença no resultado final.
Para mais inspirações culinárias, visite nosso arquivo de Receitas Diarias e continue explorando novos sabores na cozinha!
Imagem: Saprunova Marina | Shutterstock
Imagem: rocharibeiro | Shutterstock




