3 receitas rápidas com fígado para renovar o jantar

O fígado bovino é reconhecido pelo alto teor de ferro, vitamina A e complexo B, nutrientes que contribuem para combater a anemia, reforçar a imunidade e manter pele e visão saudáveis. Versátil e de cozimento ágil, serve de base para preparações simples que cabem na rotina.
Refogado de fígado com legumes
Ingredientes: 500 g de fígado cortado em tiras finas, 1 pimentão amarelo em tiras, 1 pimentão verde picado, 1 tomate picado, 1 cebola fatiada, 3 dentes de alho picados, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de cominho, 1 colher (chá) de páprica, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: tempere o fígado com sal e pimenta e deixe repousar 10 minutos. Aqueça o azeite em fogo baixo, doure alho e cebola, acrescente pimentões e tomate até amaciar. Suba o fogo, junte o fígado e salteie por cerca de 5 minutos, mexendo. Finalize com cominho e páprica.
Bife de fígado grelhado
Ingredientes: 500 g de fígado em filés, 3 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de molho de soja, suco de 1/2 limão, sal e pimenta-do-reino, folhas de alface para servir.
Modo de preparo: combine fígado, alho, molho de soja, sal, pimenta e limão; deixe marinar 15 minutos. Aqueça bem uma grelha, pincele azeite nos filés e asse por 2 a 3 minutos de cada lado, apenas até dourar. Sirva com alface.

Fígado ao molho de gorgonzola
Ingredientes: 500 g de fígado em bifes médios, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de azeite, 1 dente de alho picado, 100 g de queijo gorgonzola, 200 ml de creme de leite fresco, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada.
Modo de preparo: tempere o fígado com sal e pimenta. Derreta manteiga e aqueça o azeite, grelhando cada lado por aproximadamente 3 minutos; reserve. Na mesma frigideira, refogue o alho, adicione gorgonzola e creme de leite, mexendo até obter molho uniforme. Volte o fígado, aqueça por 1 minuto e finalize com salsinha.
As três opções precisam de poucos utensílios, utilizam ingredientes comuns e ficam prontas em menos de 30 minutos, características que fazem do fígado um aliado para refeições rápidas sem abrir mão de valor nutricional.