Seis pratos emblemáticos do Norte do Brasil ganham passo a passo detalhado

A gastronomia da Região Norte reúne influências indígenas, africanas e europeias, e apresenta ingredientes que praticamente não aparecem em outras partes do país. A seguir, confira o modo de preparo de seis receitas consideradas ícones do paladar amazônico.
Tacacá
Ingredientes: 2 l de tucupi, 500 g de camarão seco, ½ xícara de goma de mandioca, 4 pimentas-de-cheiro, 4 dentes de alho picados, 2 maços de jambu, 4 folhas de chicória, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino a gosto e água.
Preparo: ferva o tucupi com alho, chicória, pimentas, sal e pimenta-do-reino por 30 min. Reserve. Lave o camarão, cozinhe em 4 xícaras de água por 5 min, descasque e separe. Use a água do camarão para dissolver a goma, cozinhe até obter mingau. Cozinhe o jambu à parte até amaciar. Na hora de servir, monte em cuias com caldo de tucupi, goma, jambu e camarão.
Maniçoba
Ingredientes: 3 kg de folhas de mandioca (maniva) pré-cozidas por sete dias, ½ kg de toucinho branco, ½ kg de bacon, 1 kg de linguiça calabresa (normal e defumada), ½ kg de pé e rabo de porco salgados, ½ kg de costela suína, ½ kg de paio, 3 kg de charque, 2 cebolas picadas, 4 dentes de alho amassados, 4 folhas de louro, óleo, pimenta-do-reino, coentro e água.
Preparo: cozinhe a maniva com louro em fogo baixo, cobrindo com um litro de água, por 8 h, adicionando líquido sempre que necessário. Dessalgue charque, pé e rabo em tigelas separadas. Doure cebola e alho no óleo, junte todas as carnes e refogue. Transfira para a panela da maniva, tempere e cozinhe por mais 30 min. Sirva com arroz branco e farinha.
Pato no tucupi
Ingredientes: 1 pato em pedaços, 1 l de tucupi fervido, 1 maço de jambu, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 2 pimentas-de-cheiro, sal, manteiga e água.
Preparo: cozinhe o pato em água e sal por 50 min. Retire e reserve. Ferva o tucupi à parte para reduzir a acidez. Na mesma panela, refogue alho, cebola e pimentas na manteiga, adicione o tucupi, ajuste o sal e volte o pato. Deixe em fogo baixo por 30 min e acrescente o jambu no final.
Peixe frito com açaí
Ingredientes: 500 g de filé de peixe em tiras, suco de 1 limão, sal, pimenta-do-reino, 1 xícara de farinha de mandioca, óleo para fritar e 300 g de polpa de açaí.
Preparo: tempere o peixe com sal, pimenta e limão e deixe marinar 20 min. Passe na farinha de mandioca e frite até dourar. Escorra. Bata o açaí no liquidificador até ficar cremoso; tempere levemente com sal, se desejar, e sirva ao lado do peixe.

Caldeirada de tambaqui
Ingredientes: 1 kg de costela de tambaqui, suco de 2 limões, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 1 pimentão vermelho em cubos, ½ xícara de coentro, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva.
Preparo: tempere o tambaqui com limão, alho, sal e pimenta e deixe por 30 min. Refogue cebola, tomate e pimentão no azeite. Adicione o peixe, cubra com água e cozinhe 40 min. Finalize com coentro picado.
Bolo de macaxeira
Ingredientes: 3 xícaras de macaxeira ralada, 2 xícaras de açúcar, 3 colheres (sopa) de manteiga, 3 gemas, 3 claras em neve, 2 colheres (chá) de sal, ½ xícara de leite, 1 colher (sopa) de fermento químico, óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar.
Preparo: esprema a macaxeira num pano para retirar o líquido. Misture com açúcar, manteiga, gemas, sal e leite. Incorpore as claras em neve, depois o fermento. Coloque em forma untada e enfarinhada. Asse em forno preaquecido a 200 °C até dourar.
Os seis preparos apresentados reforçam a complexa identidade culinária do Norte, onde tucupi, jambu, maniva e peixes amazônicos são protagonistas. Seguir as etapas acima permite levar para a mesa o sabor autêntico da região.
Se você gosta de descobrir pratos regionais, confira também a seção “Receitas Diárias” em nosso site, com outras sugestões tradicionais: acesse aqui e amplie seu repertório na cozinha.
Com informações de Tupi.fm