Sabores Incríveis

Cinco receitas mostram como o alho-poró pode transformar pratos do dia a dia

O alho-poró ganhou destaque em nova seleção culinária que reúne cinco preparações capazes de valorizar o ingrediente em diferentes contextos, do cardápio familiar a ocasiões especiais. As sugestões incluem quiche, bobó, prato turco, farofa e risoto, todas elaboradas com o vegetal rico em fibras, vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro e magnésio.

Quiche de frango com alho-poró

A versão apresentada traz massa de farinha, manteiga gelada, ovo, sal e água. Após descanso na geladeira e pré-assamento, o recheio recebe peito de frango cozido e desfiado, rodelas de alho-poró, cebola, ovos, creme de leite fresco, muçarela, parmesão, sal e pimenta. A finalização, feita em forno a 180 °C por 35 min, é completada com folhas de manjericão.

Bobó de camarão com mandioca e alho-poró

O prato combina 600 g de camarão marinado em limão, sal e pimenta com creme de mandioca batida. O preparo é enriquecido por refogado de alho-poró, cebola, pimentão e tomate, além de leite de coco e azeite de dendê. Coentro finaliza o cozimento de 10 min, seguido de cinco minutos para os camarões ficarem rosados.

Alho-poró turco ao azeite

Nesta versão típica, quatro talos cortados em pedaços de 3 cm são cozidos com cenoura, cebola, arroz e tomate. O caldo de legumes quente cobre os ingredientes, que permanecem em fogo baixo por 25 min. Suco de limão e azeite de oliva encerram o preparo, servido morno ou frio.

Farofa de alho-poró com castanha-do-pará

A receita utiliza dois talos finamente fatiados, refogados em manteiga e azeite. Aos poucos, entram 200 g de farinha de mandioca e 80 g de castanha-do-pará picada. Sal e pimenta-do-reino ajustam o sabor durante cinco minutos de fogo médio, resultando em farofa dourada e soltinha.

Risoto de pequi com alho-poró

O prato leva 300 g de arroz arbóreo, um talo de alho-poró, cebola, manteiga, azeite, vinho branco e caldo de legumes. Após 18 min de adição gradual do caldo, entram polpa de pequi cozida e triturada, manteiga restante e parmesão. O risoto é servido imediatamente, temperado com sal e pimenta.

As cinco receitas reforçam a versatilidade do alho-poró, que pode atuar como protagonista ou coadjuvante, trazendo aroma suave e levemente adocicado para composições salgadas.

Se você deseja ampliar o cardápio com outras criações práticas, confira a seção Receitas Diárias e encontre opções testadas para todas as refeições.

Leia também: aprenda a escolher e armazenar o alho-poró para preservar sabor e nutrientes.

Com informações de Tupi.fm

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo