Sabores Incríveis

Oito receitas mostram como aproveitar cascas, folhas e talos na cozinha

Para diminuir o desperdício de alimentos e reforçar o valor nutricional das refeições, diversas preparações vêm apostando no uso integral de vegetais. Casca de banana, folhas de couve-flor e talos de espinafre são alguns dos itens que costumam ir ao lixo, mas podem se transformar em pratos saborosos. Veja, a seguir, oito sugestões que reaproveitam partes normalmente descartadas.

Bolinho de folhas e talos

A receita leva 2 xícaras de chá de talos e folhas variados, 2 ovos, azeite, farinha de trigo, fermento, meia cebola, orégano, sal e pimenta-do-reino. Depois de refogar os vegetais e misturá-los à massa, os bolinhos são fritos em óleo quente e servidos ainda crocantes.

Assado de folhas de couve-flor

Folhas lavadas são cortadas em tiras e rapidamente refogadas em azeite com sal. O preparo é distribuído em assadeira untada, polvilhado com muçarela ralada e levado ao forno médio por 10 minutos.

Macarrão ao molho de brócolis integral

Talos e folhas do brócolis cozinham com cebola até ficarem macios. O caldo serve para o cozimento de 200 g de massa. Em seguida, os vegetais são batidos com amendoim, azeite, sal, pimenta e leite de coco, formando um molho que envolve o macarrão antes de ir à mesa.

Torta folhada com cascas e talos

A massa folhada caseira mescla farinha, água, manteiga e sal. O recheio reúne cascas de cenoura e beterraba, talos de espinafre, cebola, alho e pimentão refogados. Depois de montada em forma de fundo removível, a torta assa a 200 °C até dourar.

Refogado de cascas de legumes

Cascas de batata, cenoura e chuchu são picadas e refogadas com cebola, tomate, azeite, cheiro-verde e sal. O resultado pode acompanhar arroz, carnes ou ser servido como entrada.

Aipo recheado com pasta de amendoim

Quatro talos grandes de aipo, cortados em pedaços de 10 cm, recebem pasta feita de 2 xícaras de amendoim torrado batido com uma pitada de sal. Uvas-passas finalizam o petisco.

“Carne” de casca de banana

As cascas de oito bananas são cortadas em tiras e ficam de molho com água e duas colheres de sopa de vinagre por 15 minutos. Na frigideira, entram azeite, cebola, tiras de pimentão vermelho e amarelo, cheiro-verde, páprica defumada e sal. As cascas cozinham até ficarem macias e adquirem textura que lembra carne desfiada.

Sopa de folhas e proteína de soja

Folhas de cenoura e agrião, cozidas em dois litros de água, são batidas no liquidificador com proteína de soja hidratada. O caldo volta ao fogo com refogado de cebola, alho e tomate, ajusta-se o sal e acrescenta-se cheiro-verde antes de servir.

Incluir essas preparações no cardápio ajuda a reduzir sobras orgânicas e amplia as possibilidades gastronômicas. Para mais ideias que utilizam ingredientes do dia a dia, confira a seção Receitas Diárias do nosso site.

Chamada para ação: Experimente uma das sugestões ainda hoje e observe como o reaproveitamento de partes dos alimentos pode trazer sabor e economia à sua rotina.

Com informações de Tupi FM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo