Sabores Incríveis

Costela suína: 5 receitas irresistíveis para o almoço

Costela suína ganha destaque em preparos que vão do forno à churrasqueira, passando pela panela de pressão, sempre mantendo o sabor marcante do corte. Selecionamos cinco opções que utilizam ingredientes acessíveis e técnicas variadas para transformar o almoço em um banquete.

As receitas mesclam combinações clássicas, como ameixa seca e vinho tinto, com versões picantes que levam cerveja preta ou o tradicional molho barbecue, garantindo texturas suculentas e aromas envolventes.

Costela suína: 5 receitas irresistíveis para o almoço

1) Costela suína com ameixa seca – Para 1,5 kg de costela, o corte é selado em azeite com cebola e alho, recebe tomates, 1 colher de molho de tomate e 1 xícara de vinho tinto seco. Depois de evaporar o álcool, entram 1 xícara de caldo de carne, 2 folhas de louro e 200 g de ameixa seca nos 20 minutos finais. O cozimento de 1h30 resulta em carne macia, finalizada com manjericão.

2) Costela com batatas – A mesma quantidade de costela é marinada por 1 hora com alho, suco de 1 limão, 1 c.s. de páprica doce, 1 c.ch. de cominho, sal e pimenta. Selada em azeite com cebola, cozinha 40 minutos com 1 folha de louro e 1 xícara de água. Entram então 1 kg de batatas em cubos, que ficam mais 20 minutos até ficarem macias.

3) Costela inteira na brasa com molho agridoce – São 2 kg de costela, temperados com suco de 2 limões, 5 dentes de alho, 2 c.s. de sal grosso, páprica doce, pimenta e ramos de alecrim. Depois de 2 h de descanso, a peça assa por 2 h com o osso voltado para baixo. O molho mistura ½ xícara de ketchup, 2 c.s. de mel, molho inglês, vinagre de maçã, páprica defumada e mostarda; é pincelado nos 20 minutos finais para caramelizar.

4) Costela suína ao forno com barbecue – Os 1,5 kg de costela recebem sal, pimenta, 3 dentes de alho amassados, suco de 1 limão e azeite. Descansam 1 h e assam cobertos com papel-alumínio a 180 °C por 1h30. O molho barbecue leva 1 xícara de ketchup, 2 c.s. de molho inglês, 2 c.s. de vinagre de maçã, 3 c.s. de açúcar mascavo, mostarda e páprica defumada. Após retirar o papel, pincele o molho, volte por 20 minutos, virando e pincelando para formar crosta, finalizando com gergelim e cebolinha.

5) Costela picante na pressão com cerveja preta – Temperada com sal e pimenta, a costela é dourada em azeite. Na mesma panela entram cebola, alho, 2 tomates, 2 c.s. de molho de tomate, páprica picante, cominho, pimenta dedo-de-moça e 1 c.ch. de molho de pimenta. Adiciona-se 1 xícara de cerveja preta para evaporar o álcool, mais 2 xícaras de caldo de carne, e cozinha 50 minutos após pegar pressão. Sirva com coentro picado.

Segundo o Ministério da Agricultura (https://www.gov.br/agricultura/pt-br), o consumo de carne suína no Brasil cresce anualmente, tornando cortes como a costela protagonistas em mesas familiares.

Explorar diferentes marinadas, tempos de cocção e tipos de calor é a chave para obter costelas macias, suculentas e cheias de sabor. Todas as receitas acima mantêm a proporção exata de ingredientes, garantindo resultado fiel ao original.

Quer continuar inovando na cozinha? Visite nossa seleção de pratos em Receitas Diárias e descubra outras preparações que vão surpreender seu paladar.

Crédito da imagem: Sérgio Koval | Shutterstock

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo