Sete opções com batata-doce para turbinar o cardápio pós-treino

Rica em fibras, proteínas e vitaminas, a batata-doce segue como um dos alimentos preferidos de quem busca energia rápida depois da atividade física. Versátil, o tubérculo pode substituir ingredientes mais calóricos e compor pratos salgados ou doces. Veja, a seguir, sete preparos indicados para o período pós-treino.
Muffin de batata-doce com frango
Ingredientes: 400 g de batata-doce cozida e amassada, 6 colheres (sopa) de ricota, 500 g de peito de frango, 1 colher (sopa) de azeite, 2 tomates em cubos, 1 cebola picada, 4 claras, 1 colher (sopa) de salsinha, 1 colher (sopa) de cebolinha, sal, pimenta, páprica, água e azeite para untar.
Preparo: o frango é refogado na panela de pressão com temperos, coberto com água e cozido por 20 minutos. Depois de frio, basta desfiar, misturar aos demais ingredientes, distribuir em forminhas untadas e assar por 30 minutos em forno médio.
Pãozinho de batata-doce com polvilho
Ingredientes: 1 xícara de batata-doce amassada, 1 xícara de polvilho azedo, 20 ml de azeite, 30 ml de água, 1 colher (sopa) de linhaça e sal.
Preparo: misture tudo até obter massa homogênea, modele bolinhas, coloque em assadeira untada e leve ao forno a 180 °C por 30 minutos.
Omelete fortalecida
Ingredientes: 4 ovos, 1 xícara de batata-doce amassada, 1 folha de couve-manteiga picada, 1 tomate sem sementes picado, sal, pimenta e azeite para untar.
Preparo: bata os ovos, incorpore os demais itens, tempere e doure a mistura dos dois lados em frigideira untada.
Mousse de batata-doce com cacau 70 %
Ingredientes: 400 g de batata-doce cozida, 200 g de chocolate 70 % picado, 200 ml de leite de aveia, 3 xícaras de xarope de agave e cacau em pó para decorar.
Preparo: derreta o chocolate em banho-maria. Bata a batata-doce no liquidificador, junte leite, agave e chocolate até formar creme. Distribua em taças e leve à geladeira por quatro horas. Finalize com cacau em pó.
Pizza fit de batata-doce
Massa: 1 batata-doce cozida e amassada, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de farinha de aveia, 1 pitada de sal, 1 colher (chá) de fermento químico e óleo de coco para untar.
Recheio: 2 colheres (sopa) de molho de tomate, 100 g de frango desfiado, 2 fatias de queijo branco, 1 tomate em rodelas, orégano e manjericão.

Preparo: combine os itens da massa, abra em disco sobre assadeira untada e asse 15 minutos a 200 °C. Cubra com molho, frango, queijo e tomate, devolva ao forno por mais 10 minutos e salpique ervas.
Panqueca doce com canela
Ingredientes: 100 g de batata-doce laranja amassada, 6 colheres (sopa) de farinha de aveia, 2 ovos, 1 colher (chá) de canela, 1 colher (chá) de fermento e óleo de coco para untar. Mel para acompanhar.
Preparo: bata tudo no liquidificador, despeje conchas da massa em frigideira untada e doure ambos os lados. Sirva com mel.
Cookies integrais de batata-doce
Ingredientes: ½ xícara de batata-doce amassada, 1 ovo, 1 xícara de leite de coco, ½ xícara de açúcar de coco, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 3 xícaras de farinha de trigo integral, 1 pitada de sal, 1 colher (sopa) de fermento, além de óleo e farinha para a assadeira.
Preparo: depois de misturar tudo e incorporar o fermento por último, modele bolinhas, coloque em forma untada e enfarinhada e asse a 180 °C até dourar.
Com preparos que vão do salgado ao doce, a lista mostra como a batata-doce pode ser aproveitada em diferentes texturas e momentos do dia, sempre com foco na recuperação muscular e na oferta de energia.
Quer mais ideias práticas para o dia a dia? Visite nossa seção de Receitas Diárias e amplie seu repertório na cozinha.
Com informações de Rádio Tupi