Cinco opções de pratos leves que utilizam farinha de coco como ingrediente principal

A farinha de coco, obtida da polpa do fruto e livre de glúten, tem conquistado espaço em cardápios voltados ao consumo de alimentos com baixo índice glicêmico. Para mostrar as possibilidades de uso desse ingrediente, o chef Thiago Ribeiro, da Copra Alimentos, reuniu cinco preparos que variam do café da manhã ao jantar.
1. Panqueca de banana
A versão leva duas bananas-prata bem maduras, três ovos, duas colheres (sopa) de açúcar de coco, seis colheres (sopa) de farinha de coco, duas de farinha de arroz, uma colher (chá) de fermento químico, uma de essência de baunilha e uma pitada de sal. Depois de misturar todos os itens, deixando o fermento por último, a massa é frita em frigideira untada com manteiga de coco spray até dourar dos dois lados. A sugestão de serviço inclui calda de chocolate, rodelas de banana e mirtilo.
2. Quiche de abobrinha com tomate seco
A massa é preparada com 1¼ xícara (chá) de farinha de amêndoas, ¼ xícara (chá) de farinha de coco, ¼ xícara (chá) de farinha de linhaça dourada, ⅓ xícara (chá) de manteiga de coco, dois ovos e sal. Depois de repousar por 10 minutos na geladeira, a base vai ao forno em fôrma de 24 cm. O recheio reúne 200 ml de leite de coco, 200 g de muçarela ralada, duas xícaras (chá) de abobrinha ralada, uma cebola-roxa, uma xícara (chá) de tomate seco, cheiro-verde e temperos. A quiche assa a 180 °C por 40 minutos, até a massa e o topo ficarem dourados.
3. Pizza de frigideira
Para a massa, combinam-se dois ovos, ½ xícara (chá) de goma de tapioca hidratada, duas colheres (sopa) de leite de coco, duas de farinha de coco e sal. A mistura é dourada em frigideira de 24 cm untada com manteiga de coco. Na virada, acrescenta-se molho de tomate, queijo minas padrão, rodelas de tomate, alho frito, alecrim e orégano. A panela é tampada até o queijo derreter.
4. Coxinha assada de batata-doce
O recheio leva um peito de frango cozido e desfiado, uma colher (sopa) de manteiga de coco, meia cebola, um dente de alho, temperos a gosto e, opcionalmente, requeijão ou creme de ricota. A massa é formada por 500 g de batata-doce cozida e amassada, um ovo, meia cebola, duas colheres (chá) de sal e ½ xícara (chá) de farinha de coco. Depois de moldadas, as coxinhas passam por ovo batido e mais duas xícaras (chá) de farinha de coco antes de assar na airfryer a 200 °C por 15 a 20 minutos.
5. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
A receita utiliza 1½ xícara (chá) de cenoura picada, ¼ xícara (chá) de óleo de coco, 500 ml de água de coco, uma xícara (chá) de açúcar de coco, uma colher (sopa) de polvilho doce, ¾ xícara (chá) de farinha de coco, farinha de arroz, uma colher (sopa) de fermento e sal. Após bater os líquidos no liquidificador, mistura-se aos secos, despeja-se em fôrma untada com manteiga de coco e farinha de arroz e leva-se ao forno a 200 °C até desprender das bordas. A finalização é feita com calda de chocolate.

Com preparos que vão da panqueca matinal à coxinha assada, o chef demonstra a versatilidade da farinha de coco e reforça seu aproveitamento tanto em doces quanto em salgados.
Se você busca outras sugestões para variar o cardápio, confira a seção de Receitas Diárias do nosso site.
Experimente as receitas, adapte às suas preferências e mantenha uma alimentação equilibrada.
Com informações de Tupi.fm