Pratos típicos da Amazônia: 3 receitas tradicionais

Pratos típicos da Amazônia ganham projeção nacional e internacional em meio à expectativa pelo Círio de Nazaré de 2024 e pela COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém. A visibilidade desses eventos reforça a importância da culinária paraense, reconhecida pela diversidade de ingredientes e técnicas herdadas de povos indígenas, caboclos, africanos e europeus.
A chef Alinne Barros, referência no uso de insumos regionais, destaca que nada se perde na culinária amazônica: raízes, folhas, cascas e sementes são aproveitadas. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a região abriga mais de 220 espécies alimentares nativas, tendo a mandioca como base de muitos preparos.
Pratos típicos da Amazônia: 3 receitas tradicionais
Durante o Círio, famílias se reúnem para fazer a maniçoba, considerada “feijoada paraense”. O prato exige paciência: a maniva (folha da mandioca-brava triturada) cozinha por cinco dias para eliminar o ácido cianídrico. Depois, carnes como charque, costelinha, lombo e paio ficam mais dois dias na panela, resultando em um sabor intenso, servido com arroz branco e farinha d’água.
O arroz no tucupi com jambu combina arroz branco cozido em tucupi fervido, camarão seco, jambu e pimenta-de-cheiro. O toque final é um fio extra de tucupi, que realça o gosto único desse caldo amarelo extraído da mandioca-brava.
Já o clássico pato no tucupi começa com o pato marinado em alho, cebola, cheiro-verde e cachaça. Após assar por 1h30, a ave é finalizada em tucupi fervido com jambu, chicória-do-Pará e alho. A chef lembra que ferver o tucupi é indispensável para garantir segurança e sabor autêntico.
Com a chegada da COP30, Belém espera receber chefs, jornalistas e turistas interessados em insumos como tucupi, jambu, cumaru e puxuri. “O cumaru, nossa baunilha amazônica, tem potencial para conquistar o mundo”, afirma Alinne.
Dados adicionais sobre o potencial econômico dos ingredientes amazônicos podem ser conferidos no site da Embrapa, reconhecido pela autoridade em pesquisa agroalimentar no Brasil.
Quer explorar mais preparos regionais? Visite nossa seção Receitas Testadas e continue descobrindo sabores únicos da culinária brasileira.
Créditos da imagem: Arnika Ganten | Shutterstock; Sidney Goncalves | Shutterstock




