Petiscos sem glúten: 7 receitas práticas para a sexta

Petiscos sem glúten ganham espaço entre quem busca praticidade aliada à restrição alimentar. Com ingredientes acessíveis, é possível montar um cardápio completo para receber amigos sem comprometer o sabor nem a saúde.
Da tradicional batata-doce crocante ao famoso dadinho de tapioca, as sugestões a seguir exigem poucos utensílios e ficam prontas em minutos, tornando-se ótima opção para quem chega do trabalho e quer relaxar.
Petiscos sem glúten: 7 receitas práticas para a sexta
Chips de batata-doce com alecrim
Lave 2 batatas-doces, fatie bem fino, tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de alecrim, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta. Asse a 180 °C por até 25 minutos, virando na metade.
Bolinhos de abobrinha assados
Rale 2 abobrinhas, esprema o líquido e misture a ½ xícara de farinha de amêndoas, 1 ovo e alho picado. Modele bolinhas, pincele azeite e leve ao forno médio até dourar.
Mini-pizza de berinjela
Fatie 1 berinjela, regue azeite, sal e pimenta. Asse 15 minutos a 200 °C, cubra com molho de tomate, tomate em rodelas, 1 xícara de muçarela e orégano. Retorne ao forno por mais 10 minutos.
Croquete de batata com queijo
Misture 4 batatas cozidas e amassadas a ½ xícara de muçarela, sal e pimenta. Modele, passe em 1 ovo batido e ¼ de xícara de farinha de arroz. Frite até dourar e escorra em papel-toalha.
Wrap de alface com frango
Combine 2 peitos de frango desfiados, 1 cenoura ralada, pepino e pimentão em tiras, 1/5 de xícara de vinagre balsâmico e 2 colheres (sopa) de azeite. Recheie folhas de alface, enrole e polvilhe gergelim.
Dadinho de tapioca com geleia de pimenta
Una 500 g de tapioca granulada, 300 g de queijo coalho e 500 ml de leite quente. Tempere, compacte em forma e gele por 3 horas. Corte em cubos e frite. Para a geleia, reduza pimenta dedo-de-moça, açúcar, vinagre e água em fogo baixo.

Palitos de cenoura ao forno
Corte 4 cenouras em bastões e tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, páprica, alho em pó, sal e pimenta. Asse a 200 °C por 30 minutos, virando na metade, até ficarem levemente crocantes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1% da população brasileira vive com doença celíaca, o que reforça a importância de opções confiáveis e livres de contaminação cruzada.
Com essas sete ideias, a sexta-feira ganha sabor extra sem glúten ou complicações na cozinha.
Quer mais inspirações sem glúten? Visite nossa seção de Receitas Testadas e descubra novos pratos para o fim de semana!
Imagem: New Africa | Shutterstock
Imagem: GK1982 | Shutterstock
Imagem: flanovais | Shutterstock