Sabores Incríveis

5 opções de almoço leve e nutritivo para manter a energia no dia a dia

Selecionar refeições rápidas e equilibradas pode fazer diferença no rendimento ao longo do dia. Para quem procura pratos práticos e com boa densidade nutricional, reunimos cinco preparações que utilizam ingredientes acessíveis e técnicas simples de execução.

Purê de batata-doce com frango temperado

A combinação de purê de batata-doce e frango moído refogado com tomate, pimentão e ervilha reúne carboidrato de baixo índice glicêmico e proteína magra. Depois de dispor a carne no refratário e cobrir com o purê, basta levar ao forno por 20 minutos a 200 °C.

Espaguete de cenoura com camarão

Com auxílio de espiralizador ou cortador julienne, a cenoura vira fios que substituem a massa tradicional. Os camarões são salteados em azeite, alho, suco de limão e páprica defumada. Em seguida, juntam-se aos vegetais, resultando num prato rico em fibras e com baixo teor de gordura.

Legumes assados com nozes

Alho-poró e abobrinha, cortados em pedaços grossos, são levados ao forno a 200 °C por 25 minutos, virando na metade do tempo. O toque final vem com nozes picadas e salsa, que acrescentam gorduras boas e frescor.

Fritada de abobrinha e tomate

Ovos batidos com temperos cobrem a abobrinha parcialmente refogada em azeite. As rodelas de tomate entram antes do cozimento final em fogo baixo, seguido de rápida passagem pelo forno. O resultado é uma refeição rica em proteína e sem uso de farinha.

Salada morna de quinoa e vegetais grelhados

Abobrinha, berinjela e pimentão são selados na frigideira até ficarem levemente dourados. Depois de misturar com quinoa cozida, tempera-se com suco de limão, sal, pimenta-do-reino e coentro. O prato pode ser servido imediatamente ou refrigerado para consumo posterior.

Cada preparação leva em média 30 minutos e utiliza apenas uma ou duas panelas, reduzindo a louça no final. As receitas oferecem equilíbrio entre proteínas, carboidratos complexos, gorduras insaturadas e micronutrientes, contribuindo para manutenção da saciedade e do foco ao longo da tarde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo